Brasil evita "maldição do petróleo", removendo disparidade, diz Sergio Machado

Durante séculos, os países com amplas reservas de petróleo tem alta concentracao de poder e dinheiro, e um medo sem fim de preservá-los. Esses países estiveram sempre no comando das guerras e rebeliões civis. A manutenção da estabilidade política e económica tem sido suas principais preocupações, conhecido mundialmente como a "maldição do petróleo".

Os especialistas da indústria opinaram que a "maldição do petróleo" atingiria o Brasil, que a partir de agora, detém uma elevada quantidade de reserva de petróleo. Sérgio Machado, pelo contrário, tem uma opinião diferente. Ele projeta que o Brasil sera’ o país que ira’ desviar-se da maldição do petróleo. Isso ocorre porque, no Brasil, o petróleo tem sido o prenúncio de oportunidades. A presença de reservas de petróleo têm melhorado a economia brasileira e criou emprego para milhares de pessoas. No cerne desses benefícios esta’ o fato de que, no Brasil, o crescimento económico é compartilhado proporcionalmente por todos os setores, sendo na verdade, um pouco mais por aqueles com necessidade imediata de uma elevação social. Isto ajuda a reduzir a disparidade econômica.


A Presença de óleo no Brasil deu origem à produção de plataformas de petróleo e transportadores.O  Brasil poderia minar o seu potencial com pesadas perdas, importando navios ou poderia fazer os navios no mercado interno e facilitar o crescimento. O presidente Lula teve uma visão a esse respeito. Isso é o que levou ao lançamento do Promef - Programa de Modernização e Expansão da Frota. Esta iniciativa mudou completamente a indústria naval do Brasil. Ele reformulou a indústria e fortaleceu a economia brasileira. Além disso, o Promef levou a  criação de milhares de empregos na indústria de transporte.
O Brasil ocupa o 4º lugar na carteira de petróleo e a quinta maior carteira mundial de navios em geral . A indústria naval emprega uma força de trabalho de mais de 60.000 pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário