O aumento da imigração para o Nordeste do Brasil indica um novo amanhecer, comenta Sergio Machado

Famosos poetas brasileiros, incluindo Patativa do Assaré têm, por muito tempo, em seus poemas, lamentado por ter deixado o Nordeste do Brasil e migrar para o Sul. Seu constante desejo de voltar à sua terra natal foi claramente expresso em suas obras. E talvez isso tenha levado a uma mudança de foco entre as pessoas. Houve um aumento no número de pessoas que estão migrando para o Nordeste a partir de regiões do sul. Isso tem acontecido por causa do desenvolvimento crescente na região "por muito tempo negligenciado", diz José Sérgio de OliveiraMachado.
De acordo com dados recentes coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve uma redução na migração de pessoas de Norte a Sul, mas, pelo contrário, o caso foi inversa. O Nordeste tem o maior retorno de imigrantes. De acordo com Sergio Machado, as estatísticas indicam que há um novo Brasil emergente; um Brasil mais unifome e com menos  disparidade.
O Nordeste e outras regiões estão sendo fornecidos  novos planos de desenvolvimento, o que facilitará emprego e renda, assim, mudando a vida de milhões de brasileiros.
Essa transformação foi possível graças às decisões políticas tomadas pelo Governo Lula, para os quais, o desenvolvimento desta região era uma grande preocupação. O governo decidiu acelerar o desenvolvimento e levá-la a um novo nível de extensão. A Petrobras, por exemplo, está investindo em programas estruturais no Nordeste. Isso está sendo encarado como contribuição da Petrobras para o desenvolvimento da região Nordeste e ajuda a melhorar a postura econômico do Brasil. A ênfase é  em fazer o auto Nordeste sustentável. Nesta esteira, o foco  está sendo colocado sobre o desenvolvimento do sistema de ensino e reforçar as opções de emprego.

O desenvolvimento de infra-estrutura financeira precisa estar em sincronia com o desenvolvimento social do povo, diz Sergio Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário