Sob a
liderança de Sergio Machado, a indústria brasileira de navegação ressurgiu,
ocupando uma posição ainda mais forte. Seu status é melhor do que tem sido nas
últimas décadas. E, ao leme desta virada de tabelas e paradigmas esta’ SergioMachado, presidente da Transpetro. O presidente brasileiro Lula previu uma
indústria naval forte para o Brasil e iniciou o Programa de Modernização e
Expansão da Frota (Promef) da Transpetro. Sobre o lançamento do 49 navios
feitas no âmbito deste programa, a Transpetro, a indústria naval e do Brasil
encontrou sua menção no Financial Times, um dos jornais econômicos mais
importantes do mundo.
Antes do
Promef ,a última encomenda feita pela Petrobras foi há 23 anos. Ao lançar seu
primeiro navio intitulado Suezmax ,o Promef confirmou o renascimento da
indústria naval brasileira.
"No
Brasil, não temos a escolha de ter ou não ter navios. Nós temos que escolher se
eles serao nossos ou não", disse o ex presidente da Transpetro, SergioMachado.
Na verdade,
o renascimento do setor de transporte é tão expansivo que iniciou com apenas
2.000 funcionários em 2000, e agora tem uma força de trabalho de mais de 60.000
pessoas. Nas primeiros 2 fases do Promef, a Transpetro concluiu a licitação de
46 navios de um total de 49 e 38 delas já foram contratados. Com o renascimento
da indústria naval, abriu-se um número expressivo de opções de trabalho, tendo
havido um aumento no número de brasileiros participando do mercado de trabalho,
contribuindo assim para a economia nacional. A Participação de empresas
asiáticas na criação de estaleiros brasileiros é uma prova de que a indústria
naval do Brasil tem grandes perspectivas.
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